A história, cultura, religiosidade e valores da terra de Moema, cidade de Minas Gerais, com seus lugares e, sobretudo, o talento de sua gente, que se destaca na literatura, na ciência, nas artes, na política...
Tagore Editora
Product ID: 191
Product SKU: 191
New In stock />
Moema, doce terra de Minas

Moema, doce terra de Minas

Destaque Lançamento

Marca: Tagore Editora Referência: Jacinto Guerra


Por:
R$ 40,00

ou 3x de R$ 13,33 Sem juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

SINOPSE

Um livro que retrata mais uma vez toda uma paixão do autor por  suas origens, assim como a história, cultura, religiosidade e valores da terra, revelando lugares e, sobretudo, o talento de sua gente, que se destaca na literatura, na ciência, nas artes, na política, não  somente na região, mas no Brasil e em várias partes do mundo.

 

SOBRE O AUTOR

O professor e escritor JACINTO GUERRA, brasileiro de Bom Despacho, Minas Gerais, viveu parte de sua infância e adolescência em Moema, antigo arraial do Doce, na época uma  pequena vila entre Lagoa da Prata e Bom Despacho. Desde pequeno ajudava sua mãe, que era professora e depois Agente Postal, e seu pai, num pequeno negócio para o comércio na região.

Em Moema, Jacinto trabalhou numa padaria e, mais tarde, numa loja de tecidos. Ajudava nos trabalhos da casa, buscando água na mina do Chico Marçal para o consumo de casa, e água do Açude para o banho. Nesse período, teve intenso contato com a natureza em chácaras, sítios e fazendas da região.

Aprendeu a nadar no Açude e nos córregos que ficam próximos do antigo arraial. "Para aprender a nadar, tínhamos o hábito de engolir peixinhos muito pequenos, as piabinhas.

Gostávamos também de comer bundas de tanajura assadas.

Eram uma delícia!", revela o professor.

E ele nos fala de mais algumas de suas doces memórias: "Em Moema, plantei e cuidei de pequenas hortas em nosso quintal, buscava leite na Fazenda do Doca, criei filhotes de passarinhos – especialmente periquitos, trabalhei como auxiliar de fotógrafo "lambe-lambe" numa das grandes festas populares da cidade.

Desde muito cedo, acompanhei com interesse a vida cultural da cidade, principalmente o Reinado de N. Sra. do Rosário, também conhecido como Congado, festa afro-brasileira muito popular no interior de Minas".

"Depois vieram os novos tempos de Bom Despacho, de Belo Horizonte. Os sonhos da juventude, o casamento com Nilce Coutinho, a vida de família, o nascimento dos filhos, a profissão de educador. Uma temporada no Rio de Janeiro; as viagens pelo Brasil e pelo mundo - América do Sul, Itália, Grécia e outros países, especialmente Portugal, com altos momentos em Évora, Vila Verde, em Lisboa, no Porto. E coisas muito especiais em Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade".

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira os produtos