Constituição: o político, o jurídico e o discurso
Marca: Trampolim Jurídico Referência: Assis José Couto no Nascimento
PRESENÇA DE ASSIS COUTO: ACONTECIMENTO DA INTELIGÊNCIA EM
UMA GERAÇÃO E EM UMA ESCOLA JURIDICAS BRASILIENSE
Rossini Corrêa
Assis Couto é um acontecimento da inteligência, de que muito precisa o novo modo de produzir o Direito, quer no âmbito profi ssional, quer na esfera intelectual. Advogado e Jurista, simultaneamente, o jovem autor que ora estreia nas letras jurídicas emerge adulto e singular. Muito mais do que promessa, a presente manifestação é a de um pensador em avançado processo de substantivação de uma
perspectiva renovadora do Direito.
Adulto, enquanto robusta evidência da capacidade de refl exão essencial, em que a musculatura das ideias dispensa o tecido adiposo da retórica, vencendo-a, por força da capacidade de combate por meio do modelo persuasivo. Singular, pela capacidade de enfocar de ângulo autônomo, tudo aquilo que coloca em questão, por recordar a proposição de Immanuel Kant, no célebre opúsculo O que é o Esclarecimento: ousar pensar.
Assis Couto integra uma geração e uma escola de jovens juristas brasilienses, por nascimento ou por radicação, os quais demarcarão uma presença iluminadora na história das ideias jurígenas no Brasil, tanto por sua densa e visível criatividade, quanto por seu agudo senso crítico. Raquel Tiveron, Thiago de Pádua, Tainá Zils, Aguinaldo Coelho, Marcelo de Siqueira Zerbini, Fabio Luís Furrier e Samuel Barbosa dos Santos, entre outros, são exemplos de uma semeadura das mais férteis e de uma construção das mais seguras.
Mestre da arte de vislumbrar de ângulos inusitados, construtor de outros argumentos lógicos, cultor da capacidade de duvidar com inteligência, senhor do ofício de comunicar o pensamento e guardador do prazer, cada vez mais escasso, da boa conversa, eis Assis Couto. O jovem pensador ora assume, com a publicação de Constituição: o Político, o Jurídico e o Discurso, o público compromisso da construção permanente e superior de uma obra jurídica refl exiva, que seja a digital do testemunho de sua presença na cultura brasileira.
É com inexcedível satisfação que termino, recordando a Assis Couto as palavras de Goethe, em sua correspondência com Schiller, a propósito de seu encontro com Schelling: “A grande clareza, aliada à grande profundidade, é sempre muito satisfatória”.
Assim seja!