Desde de meados de 1930 um grande contingente da população rural do Brasil passou a se deslocar para os centros urbanos em busca de empregos e melhores condições de vida. No entanto, o meio urbano foi incapaz de absorver a totalidade dessa massa de pessoas em suas atividades industriais e de prestação de serviços.
Uma grande parcela da população urbana foi sendo gradualmente excluída da estrutura formal da economia, criando um excedente de mão de obra nas cidades brasileiras, que ainda hoje vive na esperança de algum dia conseguir sua incorporação nas atividades regulares e formais da economia.
“Emprego para a massa urbana” é um livro com enfoque nesta parcela da população, mapeando os problemas e destacando algumas estratégias para revertê-los, dentre eles a educação.
________________________
SOBRE O AUTOR
Edson Avelino de Araújo foi economista, funcionário do INCRA com mestrado em Economia Regional Urbana. Após de 15 anos atuando como funcionário público começou a dedicar-se a pintura em meados de 1995.
Montou um ateliê em Brasília, na sala 108 do bloco B da 215 norte. Sua preocupação como artista era encontrar a beleza, a simplicidade, o movimento e a cor. Em 2000, numa entrevista para o Jornal de Brasília, anunciou a meta de transformar o hobbie em atividade remunerada.
Retomou o contato com a economia ao escrever “Emprego para a massa urbana”, publicado postumamente em 2020.
Suas pinturas estão disponíveis para venda, por meio do contato no rodapé do site https://edsonaraujoarte.wixsite.com/home