
As novas fronteiras da supervisão
Marca: Paula Oliveira e Gilneu VivanModelo:Livro Referência: Tagore Editora
Em 2017, a supervisão do Banco Central se tornou internacionalmente reconhecida como uma das melhores do mundo. O livro narra a história da evolução de um modelo arcaico de supervisão bancária dos anos 90 para o uso de tecnologias de bigdata e inteligência artificial, em uma trajetória marcada por muitos desafios e inovações. Sua narrativa proporciona uma leitura fácil, empolgante e acessível a todos dentro e fora do universo financeiro e regulatório.
O livro foi elaborado com base no testemunho de pessoas que vivenciaram em todo ou em parte o processo de transformação da supervisão brasileira. As citações dos 66 entrevistados permeiam o texto e permitem ao leitor vivenciar as alegrias, angústias, incertezas e esperanças por eles vividos, em cada desafio enfrentado e vitória alcançada. Essa experiência o permitirá, inclusive, extrapolar a metáfora do universo financeiro e a aplicar a mensagem assimilada para esferas diversas da sua vida profissional e pessoal.
Participaram das entrevistas quatro presidentes do BC (Alexandre Tombini, Armínio Fraga, Henrique Meirelles e Ilan Goldfajn), oito diretores (Ailton Aquino, Alvir Hoffmann, Anthero Meirelles, Claudio Mauch, Paulo Cavalheiro, Paulo Souza, Sidnei Marques e Tereza Grossi), consultores, secretários do Comitê de Estabilidade Financeira, chefes de departamento, chefes adjuntos, gerentes de dados, especialistas em TI, analistas de monitoramento e supervisores do BCB, bem como representantes de outras entidades reguladoras, da administração pública e do mercado financeiro. O livro traz, ainda, os prefácios do presidente do BC, Roberto Campos, do secretário geral da ASBA, Pascual O’Dogherty, e do diretor geral do CEMLA, Manuel Francia.
O livro conta também com o apoio institucional e apresentação do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE)
372 páginas, formato 155x225mm.