Direito das Famílias caminhos para soluções colaborativas
Marca: Coletânea da comissão de mediação do IBDFAM-DFModelo:Livro de Direito de Família Referência: Tagore Editora
O livro “Direito das Famílias - caminhos para soluções colaborativas” mergulha nos avanços e desafios do sistema judiciário frente aos conflitos familiares. Apresenta a evolução do Direito das Famílias, destacando a importância da mediação. Discute a escassez de processos mediados, as lacunas estruturais e a diferença entre mediação e conciliação. Enfatiza a capacitação de mediadores e advogados para soluções eficazes, abrangendo desde a assessoria jurídica até a execução de acordos. O texto traz nove especialistas com suas variadas perspectivas sobre a resolução de conflitos, enfocando a preservação de vínculos familiares e introduzindo métodos inovadores de aplicação no Direito das Famílias.
Autoras nesta coletânea:
Coletânea da comissão de mediação do IBDFAM-DF - Ana Valéria Silva Gonçalves (organizdora)
Autoras:
- Ana Valéria Silva Gonçalves
- BÁRBARA DAIANA FONTOURA DE SOUZA
- Camila Franco de Souza Reis Pinto
- Elisabeth Leite Ribeiro
- Elsa de Mattos
- Luísa Pedrosa de Medeiros
- Magaly Abreu de Andrade Palhares
- Rejane Maria Nicácio Cobra
- Raquel Brito de Almeida
Sobre esta edição:
O IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) é uma instituição brasileira que se dedica ao estudo e à promoção do Direito das Famílias. É uma associação que congrega profissionais do direito, como advogados, juízes, promotores, professores, bem como diversos outros profissionais muito importantes na interdisciplinaridade da área familiar.
Quanto à mediação, o IBDFAM tem papel relevante na promoção de práticas de resolução de conflitos familiares, incluindo a mediação. O IBDFAM-DF, nas útlimas gestões da diretoria, proporcionou apoio incondicional à Comissão de Mediação, a qual pode através do esforço conjunto de seus membros atuantes, desenvolver palestras, lives, encontros virtuais e presenciais, com o objetivo de expandir o conhecimento dos associados e dos cidadãos do Distrito Federal sobre métodos consensuais de resolução de conflitos, principalmente sobre a mediação.
Através desses eventos e encontros, o IBDFAM-DF ofereceu à Comissão de Mediação o suporte necessário para ampliar o conhecimento dos profissionais interessados na mediação familiar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades específicas necessárias para lidar com questões familiares de maneira eficaz.
Assim, a Comissão de Mediação trabalhou de forma a promover a mediação familiar como um método apropriado para a resolução de disputas familiares, destacando seus benefícios, como a preservação dos relacionamentos, a autonomia das partes na busca por soluções e a possibilidade de resultados mais satisfatórios para as famílias envolvidas.
A Comissão de Mediação, a qual possui membros comprometidos com o seu propósito de difundir a mediação extrajudicial no país, buscou promover a cultura de resolução pacífica de conflitos no âmbito do Direito das Famílias no Distrito Federal.
Essa abordagem proporcionou o aperfeiçoamento e o entusiasmo dos membros da Comissão de Mediação, o que resultou no projeto deste livro, que veio para trazer um pouco da experiência das autoras, profissionais de diversas áreas, com a mediação familiar e o Direito das Famílias. Vários desafios foram enfrentados e, juntas, soubemos superá-los. Nossa gratidão ao
IBDFAM-DF e a cada uma(um) que partilhou dessa caminhada conosco.
Para que esse sonho fosse concretizado contamos também com o apoio essencial da Editora Tagore, na pessoa do Victor Tagore de Mello e Alegria, ser humano especial e incansável na busca das melhores soluções para a edição do livro.
Vale a pena conhecer os programas e iniciativas específicos do IBDFAM relacionados à mediação, pois acreditamos que, juntos, podemos desenvolver diferentes abordagens e parcerias para promover métodos consensuais de resolução de disputas, como a mediação familiar.