Marí(n)timo - poesia de bordo
Marca: Amneres SantiagoModelo:Livro Referência: Dois Eixos e Tagore Editora
"MARÍ(N)TIMO – Poesia de Bordo", de Amneres, é uma coletânea poética que explora o tempo, a vida, o amor e a luz, com uma forte interação entre o transitório e o eterno. A poética de Amneres combina emoções e corporeidade com contemplação introspectiva e olhar para o externo. A obra foi escrita ao longo de décadas e se destaca por sua reflexão sobre poesia e tempo. O livro, composto durante a pandemia da Covid-19, convida o leitor a perceber as crenças poéticas ao longo da leitura. A primeira parte da obra, "Apocalipse Nau", apresenta uma visão do mundo maculada por mazelas humanas, especialmente a pandemia, mas também destaca a poesia como uma fonte de esperança e equilíbrio. A segunda parte do livro abrange várias temáticas, incluindo memórias, homenagens, e a relação entre música e poesia. Em resumo, "MARÍ(N)TIMO – Poesia de Bordo" oferece uma poesia enraizada na exaltação do corpo, na busca pelo inominável traduzido em amor, no sagrado e no próprio processo poético, proporcionando uma reflexão sobre a condição criadora do poeta.
Sobre a autora
Escritora, jornalista e mestra em Turismo, Amneres é uma paraibana-candanga com onze livros publicados em Brasília, cidade onde vive desde 1979. Na Universidade de Brasília-UnB, graduou-se em Letras e em Comunicação Social, na década de 80 e, em 2015, voltou à Instituição para fazer Mestrado em Turismo.
Amneres mantém, há alguns anos, o blog www.poesiaemtemporeal-amneres.blogspot.com, onde publica textos, poemas e crônicas de sua autoria, sob o título Diário de Viagem.
Atualmente, está à frente da Dois Eixos, microempresa que atua nas áreas de Turismo e Viagens e de Edições e Publicações. Seu novo livro de poemas Marí(n)timo – Poesia de Bordo é o décimo-segundo de sua carreira e reúne poemas dos últimos sete anos de produção. Na primeira parte do livro está o poema trágico Apocalipse Nau, composto por um prólogo, 21 cantos e um epílogo. Na segunda parte, estão poemas reunidos pela autora, escritos nos últimos sete anos.
Marí(n)timo – Poesia de Bordo é o terceiro livro publicado por sua editora, a Dois Eixos, em parceria com a Tagore Editora. O primeiro foi a autobiografia Carlos Sant`Anna – A Vida é Processo e Destino (Brasília, Dois Eixos e Tagore Editora, 281 páginas, julho, 2021) e o segundo foi o Roteiro Geopoético de Brasília (Brasília, Dois Eixos e Tagore Editora. 285 páginas, novembro, 2021).
Amneres é autora ainda dos seguintes títulos: Pedro Penseiro (1980), EmQuatro (1985), Humaníssima Trindade (1993), Rubi (1997), Razão do Poema (2000), Entre Elas (2004), Eva - Poemas em Verso e Prosa (2007), Diário da Poesia em Combustão (2010), 50 Crônicas de Brasília (2012), Verbo e Carne (2015) e Roteiro Geopoético de Brasília (2021).