Membro das mais representativas entidades socioculturais de Brasília e dos Estados, o escritor Adirson Vasconcelos recebeu, em 3 de maio de 2017, homenagem do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, durante sessão solene intitulada Os 60 Anos de Adirson Escrevendo Brasília.
Além da Presidente em exercício Vera Ramos, participaram da Mesa Diretora as seguintes personalidades: Manoel Perboyre Gomes Castelo, Nina Tubino, Napoleão Valadares e Adirson Vasconcelos, o homenageado.
A data de 3 de maio reporta-nos ao ano de 1957, quando Adirson, aos 20 anos, fez para o Jornal Correio do Povo, do Recife, a cobertura jornalística da Pedra Fundamental de Brasília representada por uma Missa Campal no Cruzeiro, oficiada por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, estando presente o Presidente Juscelino Kubitschek.
Uma pequena multidão nas terras do Planalto Central de Goiás onde seria construída a nova Capital do Brasil, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Uma festa sem precedentes! Um Batismo Espiritual!
Ao abrir a sessão, a presidente em exercício do IHGDF, arquiteta e escritora Vera Ramos disse que “A história de Adirson Vasconcelos se confunde com a história de Brasília”.