Coleção Cassu
Marca: Tagore Editora Referência: Gláucia Ferreira, Zélia Ferreira e Leticia Morais
Sobre a Coleção
Trata-se do registro de pesquisa etnográfica sobre a Comunidade Cassu.
A comunidade surgiu, em 1882, em torno da Fábrica de Tecidos Santo Antônio do Cassu às margens do rio Cassu, a 9 km do centro de Uberaba.
Existiu por setenta anos e com a fábrica se transferiu para Uberaba, em 1952, sendo incorporada pela cidade.
A coleção é formada por cinco livros:
- "70 Anos da Comunidade - 110 Anos da Fábrica de Tecidos" (200 anos de linha do tempo)
- "Expressões e Ditados Populares" (mais de 700 expressões)
- "Brincadeiras Infantis" (57 brincadeiras)
- "Ritos, Celebrações e Festas" (22 celebrações)
- "Receitas Típicas" (mais de 160 receitas)
Patrimônio Histórico x Projeto Geoparque de Uberaba
A coleção integra o Aspirante Projeto Geoparque de Uberaba, como um dos 22 sítios Histórico Cultural, com a denominação "Santo Antonio do Cassu Artistic Textile Factory" - Fábrica de Tecidos Santo Antônio do Cassu.
Os livros constituem o registro de patrimônio histórico cultural imaterial de Uberaba.
Fábrica de Tecidos x ZEBU x Fazenda Cassu
Os pioneiros irmãos Antônio e Zacharias Borges de Araújo são responsáveis pela fundação da primeira indústria e pela introdução do gado Zebu em Uberaba.
A Fábrica Santo Antônio do Cassu foi inaugurada em 6 de março de 1883, na fazenda Cassu, de propriedade de Antônio Borges de Araújo, tendo como sócios Zacharias Borges de Araújo e os irmãos Antônio, João, Francisco, José e Theotônio Borges de Araújo além de quatro outros sócios.
Em 1889, os irmãos Zacharias e Antônio Borges de Araújo adquiriram e trouxeram para Uberaba os primeiros cinco animais da raça Zebu dando início à introdução do gado Zebu em Uberaba.
Sobre as autoras
Zélia Ferreira nasceu no Cassu em 1938, caçula de Fortunata e Segismundo Ferreira - gerente da Fábrica de Tecidos Santo Antônio do Cassu. Mudou-se para Uberaba em 1942, mas guardou as histórias do pai que lá residiu desde os nove anos, da mãe, dos sete irmãos e dos primos e tios.
Gláucia Ferreira nasceu em Uberaba em 1956, filha de Armando e Norma, neta de Fortunata e Segismundo. Seu primeiro banho foi dado por Zélia, sua tia, surgindo aí um vínculo de amizade e afeição que se fortaleceu e as uniu desde então.
Leticia Morais nasceu em Brasília em 1995, neta de Armando e Norma e bisneta de Fortunata e Segismundo. Sua madrinha é Gláucia com quem divide o interesse pelas palavras, ideias e significados. Unidas pelo sangue e pela Coleção Cassu, as autoras partilham traços da herança que carregam. De Fortunata, o amor pelas tradições e pela transmissão dos saberes. De Segismundo, a busca contínua por conhecimento e o prazer da leitura.
Serviço
- Box com em capa dura
- 5 volumes
- Valor: R$300,00