A história de jesus de Nazaré produziu tal variedade de representações, que já não podemos falar somente de uma história, mas de várias. Tampouco, de uma única interpretação, mas de muitas. E é justamente a história dessas muitas representações e interpretações que possibilita a compreensão da dimensão de um fenômeno que, apesar de situado historicamente, evoluiu simbolicamente, tornando-se uma imago numinosa, viva e atuante na psicologia religiosa de diversas culturas e povos.
Sobre o autor: Vitor Santiago Borges é psicólogo clínico, pós-graduado em Medicina Psicossomática, pós-graduado em Psicologia Cognitiva e Mestre em Psicologia da Religião, atende adultos, idosos e casais, no Instituto Médico de Psicologias Integradas – IMPI.
Em 2005 publicou pela editora Thesaurus A Unidade da Alma – síntese do desenvolvimento da consciência, em 2009 teve participação no Livro Fronteiras em Psicanálise, e em 2010 publicou Sentimento Oceânico – o debate entre Sigmund Freud e Romain Rolland sobre o misticismo, ambos os títulos destinados a publicação acadêmica.
Publicou em 2012 Antes de Cristo Depois de Jesus e em 2014 História da Espiritualidade Ocidental, ambos os títulos pela Thesaurus.
Em 2017 publicou, em ebook, o livro Zumbilândiândia – Mito e mentalidade dos nossos dias pela Tagore Editora, o qual foi lançado fisicamente em março de 2018.