O caminho de Santiago, também chamado de caminho da fé ou do perdão, é o conjunto de rotas de origem medieval percorrido por peregrinos até Santiago de Compostela, na Galícia. O trajeto mais conhecido e divulgado é o chamado "caminho francês", com quase oitocentos quilômetros de extensão, que cruza todo o norte da Espanha e oferece a oportunidade da visão de deslumbrantes cenários, magníficas paisagens e vasto e impressionante patrimônio histórico, artístico e cultural de mais de onze séculos de existência. Para os peregrinos, o caminho é a ferramenta de introspecção, do autoconhecimento, da religiosidade, da fé e da esperança, que os conduz ao encontro com Deus.
A narrativa mostra o cotidiano vivido por um casal que, em 1999, o último ano santo compostelano do século e do milénio, esteve em meio aos 1.370 brasileiros que rumaram para Santiago de Compostela. Eles caminharam ao longo de trinta dias, desde Roncesvalles, na fronteira franco - hispânica, até a Galícia, e descrevem suas impressões e os pitorescos acontecimentos em que se viram envolvidos. Revelam, ainda, interessante descrição de aspectos da cultura do norte espanhol e dos principais conjuntos arquitetônicos encontrados nas quase duas centenas de povoados, vilas e cidades pelas quais passaram, e apresentam relevantes sugestões para quem pretende, um dia, aventurar - se naquelas trilhas.
Por fim, o livro penetra, sobretudo, na realidade dos seres humanos que, com suas histórias de beleza e simplicidade, amor e emoção, constroem os bastidores do estranho caminho de santiago.